Oficinas gratuitas de moda e design no JK Shopping
O universo da moda toma conta do JK Shopping com uma programação especial voltada para quem deseja aprender, se inspirar e se conectar com o design local. Entre os dias 27 e 30 de janeiro, estudantes do curso de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Brasília (IFB) ministram oficinas gratuitas sobre linguagens visuais, moda decolonial, vitrinismo e estilo pessoal no JK Espaço Arte, localizado no Piso S1 do centro de compras. Jovens e adultos terão a oportunidade de desenvolver novas habilidades e explorar a criatividade. As inscrições para as oficinas começam no dia 17 de janeiro e devem ser realizadas presencialmente no balcão de informações do shopping (Piso L1).
A programação faz parte da exposição “Quem Vê Look Não Vê Corre”, que celebra os dez anos do curso de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal de Brasília (IFB). Em cartaz no JK Espaço Arte até 31 de janeiro, a mostra reúne criações de estudantes e ex-alunos do IFB – Campus Taguatinga, explorando temáticas como sustentabilidade, ancestralidade e inovação no design de moda
Para Suzana Curi Guerra, professora e diretora de produção da mostra, o evento vai além da estética. “Queremos que o público veja o poder da moda como um reflexo de questões sociais, culturais e ambientais. A exposição e as oficinas oferecem um espaço de troca onde todos podem se inspirar e aprender”, explica Suzana.
Enquanto Eliza Ferreira, superintendente do JK Shopping, enfatiza o impacto positivo das atividades. “Receber a exposição e as oficinas do IFB é motivo de orgulho para nós. Elas traduzem o talento e a criatividade dos jovens designers locais, ao mesmo tempo em que conectam o público a um universo rico e inspirador”, destaca.
Abrindo a programação especial, a oficina “Linguagem Visual para Criação de Looks” acontece no dia 27 de janeiro, das 16h às 20h, proporcionando uma imersão nos conceitos essenciais da linguagem visual, como contraste, equilíbrio, harmonia e proporção. Além disso, os participantes aprenderão a utilizar cores e silhuetas para compor looks de forma estratégica e criativa. No momento prático, terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao criar visuais em bonecas, explorando sua criatividade e aprimorando a percepção estética, ao conectar a moda aos princípios da comunicação visual.
Com a proposta de desbravar histórias e transformar realidades, a oficina “Moda Decolonial e Customização Ancestral”, que acontece no dia 28 de janeiro, das 19h às 22h, oferece aos inscritos a oportunidade de explorar a conexão entre moda, identidade cultural e sustentabilidade. Dividida em blocos teórico e prático, a atividade promove uma compreensão crítica sobre o conceito de moda decolonial, trazendo reflexões sobre raça, decolonialidade e história local. No momento prático, os participantes poderão criar peças únicas utilizando técnicas de reaproveitamento, resgatando saberes ancestrais e incorporando-os à moda contemporânea como forma de resistência, expressão cultural e consumo consciente.
Lojistas e gerentes do JK Shopping terão a oportunidade de transformar vitrines em verdadeiras obras de arte na oficina de Vitrinismo, que acontece no dia 29 de janeiro, das 8h às 11h. A atividade combina teoria e prática, ensinando como criar vitrines impactantes e estratégicas para atrair olhares e impulsionar vendas. Os participantes aprenderão sobre elementos essenciais como cores, iluminação, proporção e storytelling. Além disso, farão uma análise prática das vitrines do shopping, discutindo soluções criativas e identificando o que funciona na comunicação visual. Para finalizar, cada um terá a chance de criar composições temáticas em um exercício dinâmico e prático que simula o processo de design de vitrines.
Encerrando a programação, no dia 30 de janeiro, das 19h às 22h, a última oficina é voltada para quem deseja explorar e aprimorar sua identidade de estilo. Durante a atividade, o público receberá orientações práticas sobre análise pessoal de beleza, uso de paletas de cores, acessórios e maquiagem. O objetivo é oferecer ferramentas para facilitar a escolha de looks no dia a dia, promovendo confiança e autenticidade em cada composição.