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As tendências vêm e vão o tempo todo e a moda masculina não fica de fora. Sempre se renovando e caminhando cada vez mais para um momento onde as peças consigam flutuar entre gêneros, a semana de moda masculina primavera/verão 2023, que ocorreu em Paris, veio comprovar isso.
Durante a Paris Fashion Week Men’s, que marcou as tendências, foi possível ver grandes marcas do mercado invadindo a passarela da capital francesa com saias, vestidos, conjuntos e blazers de texturas e cores diferentes. Além do grande foco no genderless (moda sem gênero), caracterizado pelas silhuetas largas e cores neutras, que se misturam com roupas esportivas e cortes militares clássicos, monocromos, florais e animal prints em versões preto e branco.
Muitas das maiores tendências vistas ao longo de seis dias de desfiles foram descobertas na década de 1990 – um período que se tornou uma perenidade da moda – enquanto uma safra de marcas mais recentes fundadas em princípios de sustentabilidade e coletividade olhava para o futuro.
Até certo tempo atrás as roupas masculinas eram relegadas para os setores mais afastados e menores de uma loja e, atualmente, devemos notar o tanto que a moda masculina evoluiu, oferecendo mais opções do que nunca.
E para você ficar por dentro dessas novidades, separamos os principais destaques da Semana de Moda Masculina de Paris. Confira:
HERMÈS
Hermès incorporou seu estilo mais clássico e minimalista, trabalhando cores mais vibrantes e estampas que são a cara do verão, como laranja, amarelo e lilás. As composições com peças em preto e branco também chamaram bastante a atenção. Concretizando ainda mais a tendência que vem aparecendo ao longo das últimas temporadas.
PAUL SMITH
Paul Smith levou toda sua energia divertida na nova coleção, apresentando composições bastante coloridas, em tons vibrantes como verde, rosa e azul. As malhas estampadas com gradientes chamaram bastante a atenção, além das combinações com diferentes tipos de listrado.
DIOR
Dior apesar de ter sido realizado no centro de Paris, a passarela incluiu um cenário maravilhoso. Replicando os jardins preferidos de Christian Dior, localizados nas regiões da Normandia e de Sussex. O desfile também contou com uma réplica da casa do designer fundador da marca, localizada nessa região. Looks monocromáticos em tons pastéis como rosa e azul claro foram os principais destaques da apresentação. Além de peças chiques com uma pegada mais utilitária relacionada a jardinagem, como chapéus de sol e macacões.
Paris, Texas
E não para por aí! O rapper Travis Scott parecia feliz e aliviado ao abraçar Kim Jones, diretor criativo do menswear da Dior, na passarela após o lançamento da mais nova coleção da grife. Um dos poucos shows ao vivo em Paris, a colaboração entre Jones e Scott ofereceu conjuntos de seda em camadas de brancos, lilases e rosas monocromáticos, bem como combinações ousadas de marrom e verde. Florais no estilo Basquiat decoravam camisas que pareciam batas e calças flare dos anos 70 cobriam os tão esperados tênis da coleção Cactus Jack Dior, que leva o nome da gravadora de Scott – e que também serve como uma homenagem às suas raízes no Texas. O estado natal de Scott também ajudou a inspirar o cenário alucinante do desfile, com cactos gigantes e cogumelos crescendo em uma paisagem de deserto.
BURBERRY
As tendências da cultura festiva dos anos 90 receberam o olhar de alta moda mais uma vez nesta temporada, que celebra o código de dualidade da marca e contextualiza de forma divertida a funcionalidade do workwear (roupas de trabalho). A coleção renova a alfaiataria atemporal com grafismos exclusivos e sazonais, e traz silhuetas ousadas misturadas com elementos tradicionais e subversivos. Para a temporada, as cores marrom escuro, cinza escuro mesclado e preto são misturados com toques primários de laranja brilhante, vermelho brilhante e azul. A coleção Resort 2023 é a segunda da série criativa da marca Friends and Family, na qual Riccardo Tisci faz parceria com criativos inspiradores de origens inesperadas. Para esta coleção, Riccardo fez parceria com o artista Jared Buckhiester, que interpretou os temas e estilizou a coleção.
LOUIS VUITTON
E os anos 90 continuam na paleta da Louis Vuitton com rosas e verdes brilhantes e muito, muito roxo. Além disso, impressões gráficas e padronagens de gradação de cores cobriram jaquetas e parcas de couro, jeans amplos com detalhes em neon e ternos foram combinados com protetores de ouvido.
LOEWE
Loewe segue trabalhando com um universo mais surrealista, inspirado na mistura entre a natureza e a tecnologia. Combinações incluindo peças com detalhes inesperados como arbustos, musgo e grama complementaram os itens com telas embutidas. Além dessa parte mais surrealista, cores em tons vibrantes como rosa, amarelo, verde e laranja também chamaram a atenção.
LEMAIRE
A fashion week não foi somente sobre cores vibrantes, haviam vários looks monocromáticos e estampas em tons de cinza prometendo uma visão mais discreta de verão. A alfaiataria linear da Lemaire é quase como um ponto de calmaria aos exageros de Louis Vuitton e Loewe, por exemplo. Ernest W. Baker chega com recortes interessantes que dão uma bossa contemporânea à clássica alfaiataria já apresentada uma vez pela marca.
CASABLANCA
Casablanca seguiu sua estética mais casual e divertida, apresentando uma nova coleção totalmente inspirada no universo country dos cowboys. Com jaquetas de couro coloridas, muito denim e acessórios como chapéus e botas.
JUNYA WATANABE
Junya Watanabe incluiu obras de arte icônicas em peças básicas que podem ser usadas no dia-a-dia. Trabalhando a tendência do oversized até mesmo em detalhes, como nos bolsos de algumas camisas.
THOM BROWNE
Thom Browne incorporou a estética do movimento punk em suas novas criações com conjuntos de alfaiataria em tweed e estampas xadrez. Além de incluir trends atuais como mini saias, mocassins com meias e cintura baixa.
MARINE SERRE
Marine Serre apresentou um desfile mega variado, incluindo looks que podem ser usados tanto na praia quanto na academia ou até mesmo para o dia-a-dia. Tendências como cores vibrantes, combinações de diferentes estampas, recortes na cintura e muito denim.
KENZO
Kenzo introduziu mais uma coleção criada por Nigo, o atual diretor criativo da marca japonesa. Retomando códigos tradicionais como a flor da papoula, e estampas coloridas com padronagens listrada e xadrez.
DOUBLET
Doublet incluiu diversas tendências atuais em seu show, com a polêmica “popcorn texture” em algumas peças. Também apresentando looks com detalhes metalizados e blusas cobrindo as cabeças de alguns modelos.
WOOYOUNGMI
Wooyoungmi apresentou uma linha com peças de alfaiataria mais clássicas, contrastando com itens modernos como croppeds coloridos e blusas transparentes.
SACAI
Sacai introduziu looks característicos da marca com saias e blazers de alfaiataria. Além de detalhes como peças estampadas e meias acima das canelas.
CELINE
Celine encerrou a semana de moda masculina de Paris com desfile realizado no Palais de Tokyo. A nova coleção criada pelo atual diretor criativo da marca, Hedi Slimane inclui muita alfaiataria, peças em couro, animal print e detalhes brilhantes. E a estética predominante para a nova temporada segue sendo mais rocker, bem característica do estilista
Se, aqui, no Brasil, essas tendências vão dominar as vitrines, ainda não se sabe, mas uma coisa é certa: a capital francesa mostrou que, a cada edição, ela tem aberto mais espaço para a experimentação no mundo da moda, criando expectativas e gerando investimentos das grandes apostas fashion.
E você, já se vê utilizando uma dessas tendências?
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O crochê é uma arte que envolve muito mais do que linhas, agulhas, gráficos, pontos e a peça final. É a união de conhecimento passado de geração em geração somado a técnicas e ferramentas, o que o leva ao pertencimento a uma cultura, a um povo. Até este momento sua origem é indefinida - e não por falta de tentativas em encontrar essa resposta.