Política de Privacidade JK Shopping - DF.
Nós levamos sua privacidade a sério. Por isso, escrevemos este documento para demonstrarmos nosso compromisso em zelar pelas informações pessoais que você possa vir a nos fornecer quando visitar nosso site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossa politica de privacidade. Ver Política de Privacidade.
O seu contato é muito importante para nós,use um dos números abaixo para falar conosco.
O seu contato é muito importante para nós, preencha o formulário abaixo para falar conosco.
Novidades exclusivas do JK no seu email, inscreva-se preencha o formulário
Digite aqui o que você quer e a gente pesquisa pra você.
O Setembro Amarelo é uma campanha destinada à prevenção e conscientização contra o suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são registrados mais de 800 mil casos desse problema. O número equivale a uma morte a cada 40 segundos.
A OMS aponta ainda que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Trata-se de uma triste realidade que vem se agravando nas últimas décadas, sendo de fundamental necessidade dar mais atenção ao assunto, com debates que tenham como objetivo quebrar o tabu em torno do tema.
E esse é o objetivo do Setembro Amarelo: conscientizar as pessoas sobre possíveis sinais de ideação suicida e evitar sua ocorrência. Saiba mais sobre a campanha:
A Origem do Setembro Amarelo
A origem do Setembro Amarelo e as ações de conscientização contra suicídio surgiram com a história de Mike Emme, um jovem de apenas 17 anos que morava nos Estados Unidos. O adolescente era conhecido por ser carinhoso e ter habilidade com a mecânica, tendo como marca um Mustang 1968 amarelo, restaurado e pintado por ele mesmo.
Mas, em 1994, Mike cometeu suicídio. E, na época, familiares e amigos de Mike não conseguiram identificar os sinais de que ele pensava tirar a própria vida.
No funeral, as pessoas mais próximas de Mike decidiram montar uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem “Se precisar, peça ajuda”. A atitude deu tão certo que a partir disso vários jovens com pensamentos suicidas passaram a utilizar cartões amarelos como forma para pedir ajuda às pessoas próximas.
A ação ganhou grandes proporções e se estendeu por todo país. Até que no ano de 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
E a cor amarela (cor do Mustang de Mike) foi escolhida para representar essa campanha, junto com o laço que remete à ação dos amigos e familiares de Mike no funeral.
Setembro Amarelo no Brasil
A campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil no ano de 2015: um projeto desenvolvido em conjunto com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Os órgãos responsáveis aproveitaram a data mundial e a cor associada ao tema para marcar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro) no Brasil também.
A finalidade dessa campanha aqui é conscientizar sobre a prevenção do suicídio e trazer à tona informações importantes sobre a segunda maior causa de morte de jovens no mundo.
Para isso, desde a criação da data, instituições de ensino tanto do setor público quanto privado e a população em geral se envolvem nesse movimento que busca alertar sobre possíveis sinais de atenção.
Importância da campanha
De acordo com o Centro de Valorização da Vida, aproximadamente 96,8% dos casos têm ligação com algum transtorno mental. Entre as doenças que mais se destacam está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.
Quando acompanhado por médicos especialistas, os sintomas, agravantes e as consequências dessas doenças podem ser minimizados, diminuindo as chances de chegar a acontecimentos como esses.
Apesar de ser um problema de saúde pública, ainda existe um estigma sobre o assunto. Por isso a campanha de Setembro Amarelo é de fundamental importância. Ela ajuda a criar canais de comunicação para que pessoas tenham suporte e acesso ao tratamento de que precisam.
A campanha Setembro Amarelo ainda serve para conscientizar as famílias, para que saibam identificar possíveis sinais e buscar ajuda antes que seja tarde.
Canal de apoio
A OMS ressalta que 90% dos casos de suicídios podem ser prevenidos com ajuda correta. O Centro de Valorização da Vida é uma associação sem fins lucrativos que disponibiliza apoio emocional para prevenir casos de suicídio.
O atendimento é feito por meio do telefone 188 ou no site do CVV. É de graça e está disponível 24 horas por dia em todos os dias da semana.
Ipê florido no JK Shopping
Já pensou na diferença que uma simples mensagem pode fazer no dia de uma pessoa? Com o objetivo de conscientizar o público sobre a campanha do “Setembro Amarelo” e sua importância na valorização da vida, o JK Shopping oferece aos seus visitantes um espaço destinado a mensagens positivas. Funciona assim: durante todo o mês, os clientes poderão deixar suas mensagens num lindo ipê adesivado no Piso L3, próximo ao Brasil Boliche.
Se você conhece alguém que pode estar precisando de ajuda é importante saber ouvir sem emitir julgamentos e ser empático sobre os sentimentos do outro. Minimizar os problemas enfrentados pela pessoa, ainda que pareçam desimportantes para você, não é uma boa opção. É preciso respeitar a forma como a pessoa vê a situação. Ao mesmo tempo, por mais que as intenções sejam as melhores, é fundamental incentivar a pessoa a procurar ajuda especializada.
Fonte: United Nations, Guia do Estudante, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Gntech, CVV.
Aprenda a preparar um almoço de Páscoa cheio de sabor e praticidade
Paris Fashion Week Men: conheça as tendências das passarelas para a primavera/verão 2023
Os melhores presentes para o Dia das Mães estão no JK Shopping!
Abril Azul: conheça 5 blogs que falam sobre o autismo
Mês do Empreendedorismo Feminino: dicas e ideias para começar
Confira mais artigos recomendados para você!
Chega o verão e a gente só pensa neles: os vestidos. Os queridinhos da estação fornecem tudo o que a gente precisa no calor: leveza, conforto e praticidade. São peças únicas que funcionam sozinhas e quebram o galho quando bate aquela indecisão sobre o look do dia.
As tendências vêm e vão o tempo todo e a moda masculina não fica de fora. Sempre se renovando e caminhando cada vez mais para um momento onde as peças consigam flutuar entre gêneros, a semana de moda masculina primavera/verão 2023, que ocorreu em Paris, veio comprovar isso.
A temporada mais fria do ano está chegando ao fim, e com ela vem uma das melhores oportunidades para renovar o guarda-roupa: a liquidação de inverno. Para quem adora moda e não resiste a um bom desconto, o JK Shopping está com ofertas especiais em várias lojas.